Sábado, 18 de Maio de 2013
Fazer atividades físicas durante clima de frio ajuda a queimar mais calorias

Boa Vista (RR) tem apenas dois períodos climáticos: seco e chuvoso. Na época das chuvas, o clima fica mais frio e as pessoas costumam abandonar as atividades físicas. Mas de acordo com o educador físico Paulo Russo, mestre em Atividade Física e Saúde e especialista em Fisiologia do Exercício, não abandonar a rotina de atividades traz benefícios extras para o corpo.

- Nesse período, diminui o número de pessoas fazendo exercícios físicos ao ar livre e em lugares fechados. A pessoa não pode desistir, pois o gasto calórico é maior nessa época, porque o corpo é obrigado a se aquecer para se manter quente e com isso, trabalhar mais. As academias são uma boa opção nesse período para quem pratica atividade ao ar livre. muitas dessas atividades podem ser adaptadas para dentro das academias - afirma Russo.

Yannis Maia, funcionário público, é uma destas pessoas focadas que mesmo quando a temperatura cai, não desiste de frequentar a academia. De acordo com ele, apesar da vontade de manter o corpo em forma, há outro motivo.

- Quando o clima fica mais frio, realmente dá muita preguiça de manter a rotina de exercícios físicos, mas malho com a minha namorada. É muito bom porque um motiva o outro a não desisir de se exercitar - conta Maia.

Outro exemplo de perseverança é do gerente de vendas, David Lira.

- Malho há 3 anos e também faço corrida ao ar livre. Mas quando começa o período chuvoso, dá preguiça. Cheguei a faltar algumas vezes, mas não desisto de manter minha rotina de exercícios - afirma Lira.

Para os adeptos de atividades físicas ou os que estão dispostos a começar nessa época, além das atividades comuns das academias, Russo indica uma nova e acessível modalidade: treinamento funcional dentro das academias.

- É uma boa opção para quem quer começar a praticar uma atividade física, pois é simples. Consiste em uma série de exercícios baseados em movimentos fundamentais do corpo humano, atividades do dia a dia como agachar, saltar, correr, empurrar e puxar. Isso tudo usando bolas e elásticos, o que ajuda a trabalhar todos as partes do corpo - indica Russo.

fonte:http://globoesporte.globo.com/



publicado por adm às 22:01
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