Domingo, 23 de Setembro de 2012
Dieta e exercícios ajudam a proteger o cérebro do Alzheimer
O que de fato funciona na prevenção do Alzheimer? Esta é uma questão bastante debatida entre os pesquisadores do tema e ainda não existem respostas simples para ela, em parte porque é preciso estudar mais a doença em um número muito grande de voluntários de populações variadas

.Algumas atitudes, no entanto, podem ser úteis se incorporadas à rotina diária, principalmente em pessoas que têm um histórico familiar dedemência ou de Alzheimer.

 Os médicos advertem: adotá-las não significa evitar a doença, mas pode ajudar a reduzir o risco de tê-la ou mesmo retardar o surgimento dela. Veja as recomendações do Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos:

1-Cuide do seu coração: o risco de ter Alzheimer ou demência vascular é maior em quem tem doença cardiovascular.

 2-Coma peixes de água fria (atum, salmão e cavala) pelo menos 2 vezes na semana: eles são ricos em ômega-3, uma gordura boa para o coração

3-Aposte nas verduras de cores escuras: elas são ricas em carotenoides, antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos do cérebro 

4-Controle a pressão arterial: a hipertensão adoece os vasos sanguíneos, inclusive os que fornecem oxigênio e sangue ao cérebro

.5-Não se isole e cultive uma vida social ativa: contato social deixa o cérebro mais saudável e afasta a depressão

 6-Mantenha-se ativo mentalmente (leitura, estudo, palavras-cruzadas, curso de línguas, etc.): isso aumenta as conexões entre os neurônios, deixando o cérebro mais saudável 

7-Pratique exercícios regularmente: evidências mostram que eles aumentam o fluxo de sangue e a oxigenação cerebral, beneficiando as células cerebrais

.8-Adote ingredientes da dieta Mediterrânea como grãos integrais, frutas, peixes, nozes e azeite de oliva: o efeito protetor do coração ajuda também o cérebro

.9-Pare de fumar o quanto antes: o tabaco favorece o surgimento das doenças cardiovasculares e aumenta o risco de Alzheimer.

10-Mantenha um peso saudável: a obesidade é outra condição ligada ao aumento do risco de demência e Alzheimer.

11-Controle o diabetes: ele lesa os vasos sanguíneos, gerando doença cardiovascular e aumentando o risco de demência e Alzheimer.

12-Durma bem: recentes estudos mostram que a quantidade e a qualidade do sono podem estar relacionadas ao desenvolvimento de demência e Alzheimer
fonte:http://www.midianews.com.br/c

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publicado por adm às 15:12
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