Terça-feira, 23 de Outubro de 2012
Os alimentos "amigos" da dieta

Frutas com alto índice glicêmico, como manga, mamão e abacate devem ser substituídas pelas cítricas, que “ajudam” a queimar calorias, como melão, melancia, tangerina...

 

Seguir uma dieta exige disciplina e disposição para encontrar alternativas que promovam uma mudança de hábito. Até porque, perder peso e manter-se magro ou no peso ideal, é uma conquista que só é possível a partir de uma reeducação alimentar.


Para se conquistar essa tão desejada forma, alguns alimentos podem ser fortes aliados. Além de saborosos e nutritivos, muitos têm calorias negativas, ajudam no processo digestivo e atuam no metabolismo. São legumes, verduras e frutas que são amigos de quem está brigando com a balança.

Segundo a nutricionista Daniela Campi, a queima calórica durante o processo digestivo depende do metabolismo de cada pessoa, das enzimas e, claro, do que cada pessoa escolhe na hora da refeição. Mas no geral, alimentos com alto teor de fibras gastam mais energia durante a digestão. Frutas cítricas, como laranja, limão e grapefruit têm um gasto menor de efeito térmico do que o abacate, banana e caqui, que são mais suculentas, por exemplo. No caso dos legumes, o modo de preparo também é fundamental. Alimentos crus gastam mais energia na digestão que os cozidos.

O importante é buscar uma alimentação balanceada, que tenha representantes de todos os grupos de nutrientes. Frutas como ameixa, maçã e pêssego, por exemplo, ajudam a saciar a fome. Já para acelerar o metabolismo e queimar calorias, incluir no preparo de alimentos o gengibre, a pimenta e a canela, por exemplo, podem ajudar muito.

fonte:http://exame.abril.com.br/est




publicado por adm às 22:51
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