Sábado, 26 de Janeiro de 2013
A verdade sobre as calorias perdidas na academia

Novidades no mundo fitness dentro e fora das salas de ginástica são lançadas todos os anos. O novo atrai o público interessado em praticar modalidades diferentes e, para variar, a maioria busca perder peso. Mas a questão que mais chama a atenção, na promoção de determinada aula, é o número de calorias que se gasta participando dela. A influência que essa informação exerce sobre a decisão de aderir ao programa de uma academia é grande.

Quando recebemos a informação que uma aula de ginástica gasta 500 calorias (na verdade são quilocalorias), não é especificado se o gasto energético é maior pela via aeróbia (melhora do condicionamento cardiorrespiratório) ou anaeróbia (melhora do condicionamento muscular). Apenas a promessa é de gasto energético elevado. O porquê dessa indagação? Vamos exemplificar com aula muito conhecida.

A Bike Indoor, que pode apresentar outros nomes dependendo da academia, é realizada com bicicletas estacionárias de spinning (preparadas para ajustes elevados na resistência da pedalada), em sua essência, possui característica aeróbia, isto é, espera-se que a predominância de gasto energético seja através da via metabólica de gordura. No entanto, as aulas são elaboradas com diferentes intervalos de intensidade, ora mais intensos, ora menos intensos.

Quando mais intenso, a predominância de gasto energético passa a ser maior pelas vias anaeróbia alática (tiros em alta velocidade ou carga muito elevada, que não ultrapassam 20 segundos) e anaeróbia lática (intervalos entre 40 segundos e abaixo de 3 minutos, no qual a manutenção do esforço é estendido ao máximo, pondo à prova a sua tolerância física, menos intensa comparada à alática). Ambas são realizadas com intervalos de intensidade menor, para a recuperação parcial, porém exigem mais da preparação muscular dos membros inferiores.

No exemplo acima, boa parte do gasto energético da aula foi através do substrato do carboidrato, biologicamente consumível na forma de glicose (estoques de glicose muscular e sanguíneo são utilizados rapidamente para a recuperação energética muscular).

A prática regular da aula propicia ajustes musculares e cardiorrespiratórios que mudam a tolerância ao esforço, considerando uma sessão de aula com as mesmas intensidades aplicadas. O corpo aprende a metabolizar com maior eficiência a gordura disponível, tanto em esforço, quanto no processo de recuperação pós-aula.

Com o tempo, a resistência a intervalos difíceis de pedalar torna-se fácil de ser vencida, o que deixa claro que a predominância energética, que até então era anaeróbia lática, torna-se aeróbia e a anaeróbia alática, lática. Obviamente, essa mudança depende da capacidade de adaptação do seu organismo para se ajustar periodicamente a esforços maiores. Pode acontecer de aumentar a tolerância aeróbia, ou não se alterar a mesma nas outras vias energéticas. A genética que determina essa característica para cada indivíduo.

fonte:http://esportes.discoverybrasil.uol.com.br/



publicado por adm às 21:32
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