Domingo, 12 de Maio de 2013
Perca calorias com dicas e receitas

CM publica este domingo e na segunda-feira os conselhos da professora Isabel do Carmo, autora do livro 'Pensar Perder o Peso que Pesa', da D. Quixote, para perder peso de forma saudável. Leia as melhores dicas e aproveite as receitas. Prepare-se para o verão.


Apesar de ser absolutamente indispensável, não é só a falta de exercício físico que se acumulam um quilos a mais e se dá cabo da linha. Afinal, quais são os maiores erros dos portugueses no que diz respeito à alimentação? 

"Consumimos gorduras e doces a mais. Outro dos grandes problemas é comermos muita comida fora do prato. As batatas fritas, os salgadinhos e outros alimentos que tiramos do pacote diretamente para a boca devem ser evitados", explicou ao CM a professora Isabel do Carmo, autora do livro 'Pensar Perder o Peso que Pesa', da D. Quixote.

Uma coisa é certa: não há milagres, nem dietas milagrosas. Há que contar calorias e saber bem o que se está a comer.

Um dos conselhos de Isabel do Carmo é fundamental para quem deseja perder peso: "A quantidade de energia ingerida (calorias) deve ser menor do que a despendida", lê-se no livro da professora. Só assim é que o nosso corpo irá gastar o que está na 'reserva', ou seja, a nossa massa gorda.

Assim sendo, o essencial é tentar cumprir esta 'regra de ouro' em todas as situações. Mas nem sempre é fácil. As saídas para almoçar, por exemplo, podem ser verdadeiros pesadelos. Com uma enorme variedade de refeições, bebidas e sobremesas, é difícil manter a postura para derrotar as tentações. Aqui ficam alguns conselhos para o ajudar a travar estas batalhas:

 

  • Não comer rápido;
  • Fazer uma refeição completa e que a deixe saciada;
  • Evitar molhos;
  • Bebida deve ser água;
  • Proibído tocar nas entradas;
  • Não comer sobremesa (a parte mais dolorosa para os gulosos...);
  • Pedir um prato com pouca gordura.

 

"Óptimo! Quando sair de casa, já sei o que fazer. Mas então e quando estou no meu lar doce lar, sem querer ser  a fada que pensam que eu sou?!" - é a pergunta que muitas portuguesas fazem. Querem comer em casa, mas não sabem o quê. O que fazer então nestas alturas?

Esqueça as pizzas encomendadas e as refeições congeladas. O livro 'Pensar o Peso que Pesa' dá-lhe algumas receitas rápidas que ajudam a contornar este problema e o CM publica hoje três delas (e amanhã, outras diferentes):

 

  • Água a ferver. Deite esparguete (sete minutos) com uma colher de chá de azeite na água. Depois de cozido, juntar no prato beterraba às rodelas e milho. Pôr folhas de basílico no esparguete. Pode pôr ketchup ou mostarda.
  • Abrir uma lata de atum e uma lata de grão. Misturar e cortar cebola aos quadradinhos. Juntar salsa e tomate. Um pouco de azeite.
  • Descongelar e aquecer ervilhas no micro-ondas. Grelhar uma febra de peru. Raspar cenouras. Juntar cogumelos de lata.

 

"Ok, mas a verdade é que tenho preguiça e não quero perder tempo a grelhar bifes. A verdade é que não gosto de quase nada que é verde... Não vou conseguir emagrecer de certeza". Este é outro pensamento que 'assombra' as mentes dos mais pessimistas.

A verdade é que se fizermos exercício físico e seguirmos as dicas referidas anteriormente, é possível começar uma dieta equilibrada. O que falta é saber que alimentos devem ser banidos da dispensa... Aqui ficam alguns deles:

 

  • Bolos, gelados e doces de colher (lá estão os gulosos a sofrer...);
  • Refrigerantes;
  • Molhos feitos com substâncias gordas;
  • Salgados;
  • Enchidos.

 

Para além de dar muitas dicas para ajudar os seus leitores a perderem peso, Isabel do Carmo fornece ainda algumas receitas saudáveis. O CM revela hoje três delas (e amanhã outras diferentes):

 

DELÍCIAS DO MAR COM PERA-ABACATE (para duas pessoas)

Metade de uma pera-abacate misturada com delícias do mar. Dois ovos cozidos partidos aos pedacinhos. Colocar os pedacinhos de ovo cozido sobre a pasta de pera-abacate misturada com as delícias do mar. Por cima espalhe duas colheres de sopa de molho de iogurte para saladas. Acompanhar com duas tostas.

 

 

CARIL DE FRANGO COM ARROZ (para uma pessoa)

Equivalente a quatro colheres de sopa de carne de frango com caril. Três colheres de sopa de arroz branco. Ao lado, uma tigela de iogurte magro misturado com pepino ralado e hortelã. Misturar este iogurte com a carne ou comer de um e outro lado ao mesmo tempo.

 

SALADA DE BATATA E BANANA (para uma pessoa)

Uma batata cozida;

Couve-flor gratinada (com leite magro) e queijo magro;

Salada verde;

Uma bana pequena cortada às rodelas com quatro colheres de sopa e um iogurte natural.

 

 

fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/d




publicado por adm às 23:50
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