Sábado, 18 de Maio de 2013
Dieta do jejum: saiba mais sobre a nova 'moda' de ficar sem comer

Comer de três em três horas, em porções equilibradas, já nem é mais conselho de nutricionista – é quase como um senso comum. Com tanta informação disponível sobre educação alimentar, parece inacreditável que uma dieta que propõem justamente o contrário – a privação total da alimentação – esteja caindo nas graças de milhares de pessoas nos Estados Unidos e no Reino Unido.

 

Popularizada por meio do best seller The Fast Diet, do jornalista Michael Mosley, a “intermittent fasting”, também conhecida por aqui como “dieta do jejum intermitente”, a novidade vem arrepiando os cabelos dos especialistas da área.

 

Mosley propõe um plano alimentar batizado de “5:2”, que significa comer normalmente por cinco dias e, na sequência, comer apenas um-quarto da quantidade diária de calorias por dois dias consecutivos. “Funciona com 500 calorias para mulheres e 600 para os homens”, diz ele, em seu site.

 

Ele escreveu o livro baseado na própria experiência. Depois de receber um puxão de orelha do seu médico, por estar acima do peso e com os níveis de colesterol desregulados, decidiu pesquisar diversos métodos e optou pelo jejum. No seu site, ele afirma que viu a saúde melhorar e o ponteiro da balança diminuir, afirmando que perdeu mais de 9 quilos ao longo de 2012.

 

Ouvidas pelo Terra, as nutricionistas Vivian Ragasso, do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitacao e Medicina do Esporte, e Vivian Zollar, da Qualy Food, ambas de São Paulo, são enfáticas em afirmar que a dieta não traz resultados efetivos. Segundo elas, o peso vai embora, mas a restrição pode causar males à saúde e bagunçar o metabolismo. Além disso, como ninguém consegue passar a vida em jejum, a tendência é os quilos perdidos acabarem voltando. Saiba mais como isso funciona.

 

Gordura x músculo
De acordo com Ragasso, a dieta do jejum não traz benefício nenhum. “Não funciona porque você não chega a perder gordura. Você até vai ver alguns quilos a menos na balança, mas isso porque está eliminando água e massa muscular”.

 

Em entrevista ao jornal The Huffington Post, Mosley rebate este paradigma. Ele afirma que reduziu a sua taxa de gordura corporal de 28% para 20% e diz ainda que alguns estudos comprovam a perda de gordura a partir do método.

 

Zollar concorda que é possível sim reduzir a gordura com jejum, mas isso não sobrepõe o prejuízo causado pela perda muscular. “Não existe lógica nessa dieta porque uma hora o corpo vai tentar recuperar o que perdeu. O fato de ele ter testado a dieta não significa nada, porque é preciso saber se isso tem evidência científica e se as pesquisas feitas seguiram os mesmos critérios”.

 

Corpo em estado de alerta
Ragasso afirma que, em situações de emergência, o corpo trabalha com reservas. Basicamente, existem as células de gordura e as musculares, que são fisicamente ativas e comandam o metabolismo. “O nosso músculo é renovado diariamente, porque comemos proteínas e as gastamos. Se você perde músculo e água, o seu metabolismo fica lento”, explica.

 

Nessa escassez de recursos, a gordura é a última reserva que o corpo vai buscar. “A gordura fica armazenada de uma forma muito protegida dentro do corpo, e ela só sai quando você parar de comer gordura, não quando parar de comer. Depois de um tempo em jejum, o corpo vai entender que está passando por um estado de privação de energia, então passará a armazenar”.

 

Ela explica que é difícil mensurar quantos quilos uma pessoa pode perder com este tipo de restrição, porque tudo depende do estado de saúde e das informações nutricionais de cada pessoa, mas em média pode chegar até 5 kg semanais.

 

fonte:http://saude.terra.com.br/d



publicado por adm às 22:02
link do post | comentar | favorito

.pesquisar
 
.posts recentes

. 7 produtos dietéticos dos...

. Alimentação saudável Bene...

. CINCO DICAS PARA DEIXAR A...

. Dietas com proporção maio...

. 7 coisas que acontecem qu...

. Nutricionista lista 10 at...

. Dieta dos 3 dias

. Saiba quantas calorias vo...

. Quer fazer uma dieta de v...

. Saiba porque não é indica...

.links
.tags

. actualidade

. açucar

. alimentos

. alimentos dietéticos

. ameixa

. atividades físicas

. bebe

. benefícios do vinagre

. caloria

. calorias

. caminhada nórdica

. celebridades

. cogumelos

. como emagrecer

. crianças

. curiosidades

. desporto

. diabetes

. dicas

. dieta

. dieta amazônica

. dieta das sopas

. dieta de alho

. dieta de aveia

. dieta detox

. dieta do chá vermelho

. dieta do cogumelo

. dieta do jejum

. dieta do limão

. dieta do mel

. dieta do óleo de coco

. dieta dos 17 dias

. dieta dos 3 dias

. dieta dos nutrientes

. dieta líquida

. dieta mediterrânea

. dieta mediterrânica

. dieta para hipertensos

. dieta radical

. dieta rígida de 30 dias

. dieta sem glúten e lactose

. dieta vegetariana

. dietas

. dietas detox

. dietas no inverno

. dietas-relâmpago

. emagrecer

. erros na dieta

. estudos

. exercio

. famosas

. famosos

. frutas

. frutas secas

. glúten

. hormônios

. legumes

. mel

. milk shake

. mitos

. mulher

. noticias

. pão

. perca calorias com dicas e receitas

. pirâmide alimentar

. portugal

. queimar calorias

. refeição

. saúde

. saude

. sopa

. tabela de calorias

. verão

. vida

. todas as tags

.subscrever feeds