Sábado, 23 de Julho de 2011
Saiba como manter o corpo hidratado durante o inverno

Nutricionista dá dicas de alimentação; Frutas, verduras e muita água são fundamentais também durante a estação mais fria do ano

 

Na época do frio, muita gente acaba abusando das comidas quentes e calóricas, como caldos e massas. As verduras e saladas são, então, deixadas de lado, um deslize que pode prejudicar a hidratação do corpo. Na feira livre, o verde salta aos olhos, alface, brócolis e couve-flor, tudo fresquinho. Mas a vontade de comer saladas parece que passa longe, afirma a escrevente Joana D´arc Faria. “A temperatura não estimula muito, é água é salada, então no invernoa gente não faz muito isso”. 

Nessa época de frio, é comum as pessoas reduzirem o consumo de água. Agora, o que muita gente não sabe é que alguns alimentos são ricos em água e podem dar uma forcinha na hidratação do nosso corpo. E o melhor, com baixas calorias, explica a nutricionista Mariana D’ávila. “A água não tem caloria, então os alimentos que com mais água, tem tendência para ter menor valor calórico”. 

A nosso pedido, a nutricionista montou um prato rico em água. A alface é a campeã, tem 95% de água. Depois, vem o tomate, o pepino, a couve-flor, o chuchu e a cenoura. E o frio não pode espantar a vontade de comer frutas que também ajudam a hidratar. “Pelo menos três porções por dia, e as frutas que tem mais água, por exemplo, a melancia, o morango, kiwi, e o abacaxi”. 

Dona Nilza Dantas faz questão de manter na geladeira uma lista para lá de saudável. E, no almoço, a saladinha não pode faltar, mas a água. “Água não, eu até tomo, mas na realidade só tomo quando tenho sede, normalmente eu sei que a gente deve tomar mais, mas acaba escapando”. A água presente nos alimentos não substitui a necessidade diária do nosso organismo. 

 

É preciso mesmo tomar água. O consumo deve ser de 30 ml por quilo, ou seja, uma pessoa com 70 quilos deve consumir pouco mais de dois litros por dia. “Grande parte da população hoje está desidratada, e muitos não percebem porque não tem a sensação de sede. Quando a gente sente sede, quer dizer que já estamos desidratados, então devemos tomar água para não sentir sede”, afirma a nutricionista. “Agora acho que vou ter que parar e me preocupar um pouco mais com isso. Agora precisa tomar bastante água”, finaliza Nilza

fonte:http://www.vnews.com.br/


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publicado por adm às 11:46
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